Está precisando realizar uma transferência veicular em São Paulo, mas não sabe como dar andamento a esse processo? Então, confira esse material que elaboramos.
Aqui, você poderá entender qual é o passo a passo da realização de uma transferência veicular na capital e terá em mente, aliás, os documentos que são requeridos.
Se quiser poupar tempo e usufruir da ajuda de um especialista durante essa mudança, conte com a Edkar Despachantes, empresa voltada a tarefas como essa. Clique aqui e saiba mais!
Entenda o que é uma transferência veicular em São Paulo
Em síntese, a transferência veicular em São Paulo refere-se ao processo de transferir a propriedade de um veículo de um proprietário para outro.
Isso é necessário quando um veículo é comprado, vendido ou transferido entre pessoas.
O procedimento de transferência veicular em São Paulo varia de acordo com a legislação vigente e os requisitos do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP).
Ademais, atualmente o mesmo integra uma série de declarações, que você poderá visualizar logo abaixo.
Quais documentos eu devo apresentar?
Para que a transferência veicular em São Paulo ocorra com excelência, é fundamental dispor dos seguintes documentos:

- Documento de identificação do vendedor (RG ou CNH);
- CPF do vendedor;
- Comprovante de endereço do vendedor;
- Documento de identificação do comprador (RG ou CNH);
- CPF do comprador;
- Comprovante de endereço do comprador;
- Documento do veículo (CRV – Certificado de Registro de Veículo) preenchido e assinado pelo vendedor;
- Cópia do Comprovante de Pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
- Laudo de Vistoria (geralmente feito por empresas credenciadas pelo DETRAN-SP);
- Comprovante de Quitação de Débitos (multas, taxas etc.) do veículo;
- Recibo de compra e venda (preenchido, datado e assinado por ambas as partes).
Como a transferência veicular em São Paulo funciona? Veja os passos!
Após separar a documentação requerida para a transferência veicular em São Paulo, você deverá passar por alguns processos, que visam proporcionar segurança. São eles:

Vistoria
É necessária uma vistoria veicular para verificar as condições do veículo e garantir que ele está em conformidade com as regulamentações de trânsito. A vistoria pode ser agendada em postos autorizados pelo DETRAN-SP.
Pagamento de taxas
São aplicadas taxas para realizar a transferência veicular em São Paulo. Essas condições variam de acordo com o valor do automóvel e outras regulamentações estaduais.
Agendamento e comparecimento
Agende um horário para a realização do procedimento em uma unidade do DETRAN-SP ou em um posto de atendimento autorizado. Ambas as partes (vendedor e comprador) devem comparecer pessoalmente.
Finalização da transferência
Após a vistoria e a entrega dos documentos necessários, o DETRAN-SP processará a transferência veicular em São Paulo. O novo CRV será emitido com o nome do novo proprietário.
Atualização de dados
O novo proprietário deve atualizar os dados do veículo, como endereço e dados de contato, se necessário.
Não esqueça de se certificar em relação às informações mais recentes no site oficial do DETRAN-SP ou entrar em contato com eles para obter detalhes atualizados sobre os requisitos e procedimentos para a transferência veicular em São Paulo.
É sempre aconselhável seguir os procedimentos corretos para evitar problemas legais no futuro, portanto, se precisar, fale conosco!
Obrigada por nos acompanhar e até a próxima!
